A super viva erva mate (Ilex paraguariensis)

ervamate

Faço parte de uma geração de ervateiros. Com profundo respeito e alegria, trabalho em um ambiente aromático e verde. É inevitável. Quando você vê, também está apaixonado pelo mate. É contagiante também. De todos os benefícios, os melhores, na minha opinião, são: O fato de reunir as pessoas e proporcionar calma, paz; E o sabor gratificante, herbáceo com vigor.

Muitas pessoas me perguntam como eu consumo, porque não sabem manusear a cuia e a bomba. Isso é cultural. Vejo em diferentes países nossa querida erva-mate exportada sendo utilizada de inúmeras formas, como bebida quente/gelada/com leite, em dermocosméticos, etc. Não deixo de provar. Sempre cheira familiar.

Preparo o chimarrão diariamente na empresa, mas na minha casa acostumei-me a fazer o chá. Coloco uma colher de chá numa xícara de água quase em ponto de ebulição. Deixo amornar, coo e bebo em seguida. Com gotas de limão também fica ótimo. E passar na cafeteira francesa também funciona.

A erva mate é uma planta medicinal, pode-se consumir um litro por dia. É um alimento superpoderoso, acredito verdadeiramente que a cura de todos os males está em conhecer Deus e na natureza.

Como o beneficiamento da erva mate é especial, muito curto, a alta concentração de nutrientes e antioxidantes garantem o efeito bio-protetor da planta no organismo. É digestiva e termogênica, e farta em ácido pantotênico, o mesmo encontrado, até em escala menor, na geleia real das abelhas.

Tem ácido fólico, alcalóides, taninos, vitaminas A, vitaminas do complexo B, vitamina C, e em alta proporção a vitamina E, que regula as funções sexuais, dá viço à pele, e aumenta a imunidade. Tem 7 sais minerais, proteínas, que são aminoácidos essenciais no nosso dia a dia, harmoniza o funcionamento buldo-medular, diminui lesões nas paredes dos vasos sanguíneos, é uma erva importantíssima para a regeneração celular e é estimulante mental e físico.

Além da proteção do sistema nervoso central, restaura os antioxidantes do fígado, diminuindo a absorção da glicose e álcool no sangue e interceptando os radicais livres gerados nesse metabolismo.

É tônico do coração e da respiração e afeta as ondas alfa no cérebro, ondas associadas com o estado de vigília e relaxamento. A combinação da cafeína com o aminoácido L-teanina presentes na erva mate melhoram a memória e tempo de reação, que resultam na sensação de alerta e foco, ao mesmo tempo em que acalma, enquanto as catequinas ajudam a prolongar o pico de energia no corpo. E não tem efeitos colaterais.

Uma planta ligada no céu, na natureza e na mesa.

Com amor,

J.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s