Mousse au Chocolat

mousse

A querida amiga Loui fez a gentileza de transcrever a receita do Mousse au Chocolat, de Julia Child, do vídeo postado aqui.

Vou guardá-la junto aos meus documentos valiosos!

Merci Ami!

Mousse au Chocolat

4 ovos

1 colher de sopa cheia de café solúvel

¼ de xícara de água

¾ de xícara de açúcar

170gr de chocolate em barra meio amargo

¼ de copo de conhaque (ou outra bebida)

100gr de manteiga

opcional: bolachas champagne, papel manteiga para forrar a forma

 

Derreta o chocolate com o conhaque sobre banho maria (fora do fogo). É só colocar num recipiente fino sobre outro recipiente ou panela com água bem quente e deixar parado por alguns minutos. Em seguida, mexer bem até que não sobrem pedaços. Acrescente 100gr de manteiga ao chocolate e misture até dissolver. Reserve.

Bata as gemas com fué por alguns minutos até que tomem corpo. A cor fica meia esbranquiçada. Misture o café solúvel, a água e o açúcar e leve ao fogo até derreter bem. Acrescente a mistura do café às gemas aos poucos e mexa vigorosamente com fué para que as gemas não talhem. Leve ao banho maria sobre fogo baixo e continue mexendo vigorosamente até que a mistura engrosse e clareie, aprox. 6 minutos.

Passe a bater a mistura na bateleira por mais 5 minutos. Se tiver batedeira manual fica mais fácil. Caso contrario, transfira a mistura para a tigela da batedeira fixa e vá em frente. A mistura ficará bem clara e aveludada.

Misture o chocolate às gemas mexendo com espátula de borracha delicadamente para não tirar o ar já incorporado.

Bata as claras em neve com uma pitada de sal até que fiquem como leve espuma (formando picos) mas não duras. Junte delicadamente ao mousse.

Para servir, você pode encher taças individuais ou uma tigela de vidro grande. Outra ideia mostrada pela Julia é a de forrar as laterais de uma forma funda redonda com bolachas tipo champagne, colocar o mousse dentro e levar ao freezer. Ela forrou a base da forma com papel manteiga e colocou um pouco do mouse antes de começar a enfileirar os biscoitos para que os mesmos parassem em pé.

Para desenformar, encoste a forma sobre água quente por 10 segundos para soltar e vire sobre o prato de servir. Você pode inclusive desenformar com antecedência e deixar no freezer ou geladeira. Fica lindo.

Assista o vídeo para pegar todos os detalhes dessa deliciosa sobremesa…

A Julia é tão autêntica, tão minuciosa, tão encantadora…

Bon appetit!

J. and L.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s