Bolo recheado de doce de leite

fotozfotoxOutro dia foi aniversário de uma grande amiga minha, e resolvi homenageá-la com um bolinho caseiro. Sei que ela é fã de bolos e sabia que ficaria contente. Já eram 17h quando tive a idéia e agendei com ela para o dia seguinte aqui em casa…e as 19.30h o bolo já estava pronto e na geladeira. Realmente a receita é infalível, a massa fica muito leve e saborosa, e o resultado é compensador. Experimente…Parabéns novamente, querida amiga.
Pão-de-ló
3 xicaras de açúcar
3 xicaras de trigo
6 ovos
1 ½ copos de água fria
1 colher de pó Royal
Bater as claras em neve e reservar. Colocar o açúcar na tigela, as gemas e bater bem. Adicionar a água e a farinha aos poucos e continuar batendo. Adicionar as claras em neve e o fermento.
Assar em forno pré-aquecido em forma retangular grande tendo o cuidado de não dourar muito. Não abrir o forno no inicio do processo.
Recheio
1 lata de leite condensado, 1 lata de leite de vaca, 2 ovos inteiros, 3 colheres de sopa cheias de maisena, essência de baunilha a gosto, 1 colher de sopa de manteiga.
Coloque numa panela o leite condensado e meia lata de leite de vaca. Cozinhe mexendo frequentemente com fuá. Quando estiver prestes a ferver, acrescente o restando do leite com os ovos e a maisena, tudo bem misturado. É importante misturar bastante com o fuá ao acrescentar essa mistura para evitar que o ovo talhe e a maisena empelote. Continue mexendo, deixando ferver por 2 minutos. Acrescente essência de baunilha a gosto, a manteiga e desligue o fogo. Misture metade do doce de leite à essa mistura para rechear o bolo. O restante do doce de leite servirá de cobertura.
Retire o bolo do fogo, deixe esfriar e desenforme. Corte ao meio no comprimento e ao meio na altura. Isso dará 3 camadas de recheio. Coloque a primeira camada em prato de bolo, espalhe parte do recheio, e assim por diante. Cubra o bolo. Enfeite com raspas de chocolate. Gosto da proposta da foto, onde as laterais do bolo ficam aparentes. Dá uma aspecto rústico e bonito…e é bem menos complicado do que tentar confeitar as laterais…Isso agora está na moda…
Um abraço e boa sorte, confeiteira!
Bon appetit!
Louisette

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s