Gastronomia – Valorizar as coisas boas

Há certos alimentos que são desprezados ou desconhecidos pela maioria, mas que na verdade são muito ricos em nutrientes e deliciosos. Não é preciso necessariamente fazer uso de produtos caros para se comer bem. Pode-se fazer alta gastronomia com ingredientes que custam pouco. Em nossa casa, adoramos experimentar coisas diferentes. Não temos medo de tentar. O máximo que pode acontecer é não ficar muito bom, mas sempre vale a pena a experiência, a aventura gastronômica. Meu marido em especial está eternamente atrás de novos sabores e texturas variadas para agregar aos pratos. Ontem ele chegou em casa com filés de arraia e ovas de abrótea. Esses são dois ingredientes pouco procurados nas peixarias, e portanto, bem acessíveis.
De um banco alto na bancada da cozinha, assisti de camarote os preparativos enquanto degustava uma taça (leia-se “algumas taças”) de vinho branco…
Depois de remover as membranas, deitou os filés do peixe e as ovas sobre um tabuleiro. Temperou tudo com sal grosso moído, pimenta calabresa em flocos, tendo adicionado bastante caldo de limão aos filés. Depois de 10 minutos, grelhou lentamente os filés numa panela anti aderente onde já tinha refogado 3 colheres de bacon e dois dentes de alho bem picadinhos. Fez depois o mesmo com as ovas, utilizando a mesma panela e continuando em fogo lento, tendo inclusive colocado tampa para as ovas cozinharem por dentro com o calor.
O adereço do peixe foram folhas de alho poró refogadas com pouco bacon e dois dentes de alho. Quem disse que só se come os talos do alho poró? As folhas são deliciosas e muito ricas em vitaminas.
Aqui estão as fotos do peixe com alho poró.
Louisette

fotofoto 1foto 3foto 2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s