E viva o suflê!

sufle assadoSuflê
Muito apreciado na França, o suflê é um prato que não se come com frequência embora seja muito gostoso. Acho elegantérrimo e costumo incluir o suflê no cardápio quando quero receber informalmente sem ter que recorrer a uma refeição elaborada.
Uma salada colorida e um suflê, é tudo que você precisa para uma refeição leve e saudável. Se acrescentar uma garrafa de vinho, ai já se torna um jantarzinho romântico!!
Se vai receber amigos em casa, fica também interessante servir queijos, curtidos e pães com vinho para iniciar a noite e depois de um tempo complementar com um suflê.
Receita básica para 2 porções:
3 colheres (sopa) de azeite de oliva, 2 dentes de alho, 1 ½ colheres (sopa) de trigo, 2 copos de leite (ou um pouco mais), 2 ovos, noz moscada, sal, pimenta, 3 colheres (sopa) de queijo ralado, 1 colher (sopa de manteiga)
Refogar os dentes de alho amassados no azeite, juntar o trigo e mexer bem até dourar. Acrescentar o leite aos poucos mexendo com o fuá. É importante mexer continuamente, fogo baixo, para não empelotar. Reservar meia xícara do leite e dissolver nela as gemas. Acrescentar à panela mexendo bem para não coalhar. O creme deve engrossar, ficando como um mingau bem espesso. Temperar com noz moscada, sal, pimenta do reino a gosto e queijo ralado. Juntar a manteiga.
É nessa hora que se acrescenta o ingrediente que vai definir o suflê, como: espinafre, alho poró, escarola, chuchu, queijo forte, bacalhau, etc. No caso das verduras, cozinhar no vapor ou refogar rapidamente com alho ou cebola antes de acrescentar ao suflê, desprezando a água que formar da verdura. No caso do chuchu, refogar até que fique macio. No caso do bacalhau, melhor acrescentar em lascas pré-cozidas. O queijo, melhor esmigalhar ou ralar em ralo grosso antes de juntar ao suflê.
O sufle da foto é de alho poró. Cortei finamente talo e folhas de 2 alhos poró, refogando com bacon picandinho e 2 dentes de alho no azeite de oliva e temperando com sal e pimenta. Juntei essa mistura a base do suflê, antes das claras em neve.
As claras em neve são o último ingrediente. coloque a mistura em dois refratários individuais de preferência e leve ao forno. Esta receita também pode ser dividida em 4 refratários menores, se preferir servir pequenas porções. Leve à mesa assim que ficar pronto porque o suflê abaixa rapidamente.
Uma dica, você pode deixar o suflê pronto, na panela, e os refratários já besuntados com manteiga. Na hora de servir, enquanto aquece a mistura, bata as claras em neve rapidamente, misture com delicadeza ao suflê e leve ao forno. Não leva fermento.
E ai é só se deleitar com o sabor e leveza desse prato e os suspiros dos seus convidados!!
Bon appetite!!
Louisette

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s