Pirogues bem-aventurados!

foto(1)Bom dia!

Se há uma quentinha que combina com a estação de outono, eu aposto nas massas caseiras! A chegada do frio tem as suas delícias especiais.

Tenho em mãos o caderno de receitas de minha mama, um caderno recheado de memórias, letras corridas, farinhas e somente as anotações indispensáveis. Reescrevo para vocês, com grande alegria, uma de suas melhores receitas:

Pirogue recheado requeijão fresco

Na região onde moro, compro esse tipo de queijo de produtores locais, mas se você usar queijos tipo frescal, ricotas, ou o queijo que seu paladar mais aprecie, ficará maravilhoso também. Eu vario muito nos acompanhamentos. É tão gostosa e levinha a massa, que você se sente bem e abençoada por realizar uma refeição como essa. E pode acompanhar com um bom molho de tomates ou qual desejar.

Massa:

3 xícaras de farinha de trigo
3 ovos
1/2 colher de chá de sal
Água até dar o ponto de massa para pastel (2 xícaras ou mais)

Exceto a farinha de trigo, misture todos os ingredientes. Adicione aos poucos o trigo e vá amassando até obter uma massa que não grude nas mãos. Cubra e deixe descansar por meia hora.

Recheio:

200g de requeijão fresco
1 ovo
Sal a gosto
Cebolinha e salsinha picadas

Misture todos os ingredientes do recheio e reserve.

Abra a massa numa mesa enfarinhada e com a ajuda de um rolo de macarrão. A espessura é de cerca de meio centímetro. Corte discos do tamanho que preferir, de no máximo 12 centímetros de diâmetro. Recheie e feche com as pontas dos dedos.  Tome cuidado e feche os pirogues bem, para não abrirem no cozimento.

Cozinhe em água fervente, com um fio de azeite de oliva. Acrescente os acompanhamentos que preferir. Nesse preparo da foto, eu guarneci com pesto de alfavaca e tomates fritos.

Se divirta!

Com amor,

Julia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s