Cambacica (Coereba Flaveola)

IMG_9134

Bom dia, pessoas.

A cambacica se parece com um mini bem-te-vi, é relativamente comum, embora pouco notado, o último exemplar destes foi visto na serra Dona Francisca – SC.

Se alimenta basicamente de néctar, frutas e artrópodes. Para coletar alimento, em qualquer altura, agarra-se firmemente nas coroas das flores e com o bico curvo e pontiagudo perfura o cálice, atingindo assim os nectários. Visita também aquelas garrafinhas de água destinadas aos beija-flores e comedouros de frutas.

Suas frutas preferidas são mamão, jabuticaba, laranja, melancia e muita banana, daí vem seu nome em inglês bananaquit.

Meu pai os chama de barriga amarela, seus nomes populares variam de região para região. Toma banho muitas vezes, por causa do contato com o néctar pegajoso. Daí vem seu nome popular em Minas Gerais: sebinho.

É bastante ávida, vive solitária ou aos pares, a fêmea canta um pouco menos que o macho, mas ambos cantam a qualquer hora do dia e em qualquer época do ano. O canto do macho é mais prolongado.

Para amedrontar um rival, põe-se de pé, estica o corpo e vibra as asas. Muito briguenta, a cambacica chega a cair engalfinhada no solo, onde continua a luta.

Julia.

Anúncios

4 comentários sobre “Cambacica (Coereba Flaveola)

  1. Fotografei este pássaro aqui em Brasilia, no Plano Piloto, em 15 Fev 15, depois mando as fotos. Já havia visto ele outra vezes no entanto tive a felicidade de o fotografar pois ele é muito inquieto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s