Truque da Polenta Tostada com Ketchup Caseiro

Olá, pessoal!

Minha veia italiana estava pedindo uma combinação com o recém queridinho da minha casa: O Ketchup! Que postei aqui ontem.

A farinha de milho é um ingrediente que não deixo faltar na cozinha. De origem italiana, lembrei-me da polenta!

Há diversas formas de fazer: dura, mole, frita, grelhada e ainda de outros jeitos. São muitas as receitas e, ainda assim, sempre acabo procurando mais algumas. Todas ficam saborosas, mas dessa vez eu quis inventar uma maneira mais light, então preparei da seguinte forma, a qual chamei de:

Truque da Polenta Tostada com Ketchup Caseiro

Ingredientes:

Para duas xícaras de chá de fubá, usa-se seis de água.
Sal a gosto.

Preparo:

Faça a polenta –  Esquente a água numa panela. Quando estiver quase iniciando a fervura, adicione o sal e vá polvilhando o fubá sobre a água (como uma chuva), mexendo rapidamente para não empelotar. Cozinhe, mexendo sempre. Quando engrossar, abaixe o fogo e deixe cozinhar, mexendo às vezes. Se achar necessário, adicione mais água durante o cozimento.

Montagem – Coloque a polenta pronta em um refratário untado com um bom azeite e espere firmar. Você pode deixar duas horas, ou de um dia para o outro, como preferir. Quanto mais tempo, mais firme ficará. Corte em quadrados.

Toste-as – Aqueça uma frigideira ou panela pesada e larga antiaderente e apenas sele com azeite de oliva. Coloque os quadrados de polenta, virando-os do outro lado no meio da “tostada”.

Para finalizar e transformar isso num delicioso prato – sem frituras, mas crocante igual – coloque a polenta sobre um prato de servir, acompanhada do melhor ketchup – sem corantes nem conservantes, mais gostoso ainda – e mande ver. Sem culpa e com atitude.

Julia.

Anúncios

Um comentário sobre “Truque da Polenta Tostada com Ketchup Caseiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s