Colônia Witmarsum

Sábado a noite fui a um casamento, que espero nunca esquecer, em Ponta Grossa – PR e na volta, no domingo, aproveitei que estava no caminho de conhecer um lugar abençoado, a Colônia Witmarsum!

A colônia tem 60 anos e foi construída espontaneamente por pessoas que vieram da Europa (alemães russos que tiveram origem na Frísia, no norte da Holanda e Alemanha), os Menonitas – um grupo protestante que se fundamentaliza na bíblia e no seu digno trabalho. Menonitas porque assim eram chamados seus antecessores, por seu líder espiritual, Menno Simons, um holandês que viveu entre 1492 – 1559, num lugar chamado Witmarsum.

A Colônia é dividida em cinco núcleos de povoamento, dispostos em torno de um centro administrativo comercial e social. Inicialmente foi organizada no sistema de vida e terras comunais, mas atualmente há propriedades individuais.

Para manter as tradições culturais, a colônia tem um grupo de Dança Sênior; Corais das Igrejas; Bibliotecas; Grupos de teatro e o Museu Histórico, instalado numa antiga casa grande de madeira da Fazenda Cancela, tombada pelo patrimônio Histórico, com um belo acervo composto de móveis, objetos, fotos e equipamentos das colônias de Santa Catarina, da própria Witmarsum e da terra de seus antepassados da Rússia.

A Cooperativa Witmarsum é a grande economia da Colônia e é proprietária da Escola, do Hospital e do Museu, que hoje são administrados pela Associação de Moradores.

Famosa por seus queijos Frescal, Colonial, Brie, Camembert, e os curados Appenzeller, Emmental, Raclette…

Eu sou apaixonada por esse Brie.

A Colônia Witmarsum fica na cidade de Palmeira, na Região Sul do Paraná, distante 70 km de Curitiba, estando ligada à BR 277 e à BR 376 por uma estrada estadual asfaltada. Tranquilo de chegar e difícil de ir embora.

J.

Anúncios

Um comentário sobre “Colônia Witmarsum

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s