Oi, pessoas.
Fui para Ibiraquera – SC e, como de costume, tive alguns encontros com aves. Meu marido já aproveitou para registrar. Com a sua permissão, posto hoje uma de suas fotos, de um pássaro e tanto! Dentre os que ele mais gosta de encontrar: Martim pescador grande!
Como o nome já diz, é exímio pescador, quando visualiza uma presa, do alto, pode pairar no ar batendo as asas e mergulha com muita velocidade. Em tempos chuvosos, as águas tornam-se turvas, prejudicando sua visão. Então acaba alimentando-se também de insetos e pequenos répteis.
Não permite que se chegue muito perto, por isso foi a primeira vez que conseguimos um registro. Ele vive a maior parte do tempo solitário e faz longos vôos, sobrevoa serras e cidades, fazendo migrações locais na Amazônia.
Esse indivíduo nós já sabíamos onde ficava, então passamos algumas vezes pelo local até conseguir a foto. Quem quiser encontrá-lo, uma dica: É na alvorada que a pesca acontece.
Posso dizer que foi com esse pássaro que meu marido me ensinou a saborear uma felicidade muito superior, por manter alta a cabeça e gozar da vida com os olhos e com o espírito, observando toda forma de vida ao meu redor.
J.
O nome deste pássaro em inglês já diz tudo: “KINGFISHER”.