O Mágico (L’illusionniste) – Sylvain Chomet

Oi, pessoal.

O Mágico (L’illusionniste, 2011) é um trabalho em animação do diretor francês Sylvain Chomet, quem fez também o longa-metragem As Bicicletas de Belleville, em 2003.

Daquelas magníficas obras de arte que te faz suspirar. Uma linda abordagem de um período artístico incomparável, com temas que contam o passado – a cultura e a valorização das histórias de pessoas altruístas, de ofícios genuínos. Trabalhadores da mágica, da naturalidade, do contentamento, dos sentidos e do público.

O roteiro usa pouco a fala, no entanto, o truque maior é bem esse. Te deixar aberto para o universo da linguagem. Percorrendo noutros detalhes e na dualidade entre a arte e o que está realmente sendo dito, numa posição bem esclarecedora e realista do tempo.

E o que é o tempo? Senão aquilo que imaginamos.

Trata-se de uma história que mensura o tempo, ensinando que ser capaz de imaginar que o calculamos não é o mesmo que tomar conta do presente. O tempo é relativo e é integral no sentido que você dá e aproveita dele, sem que deixe se esvair pelas mãos.

No decorrer da obra, o personagem viaja para uma comunidade escocesa interiorana a fim de encontrar quem o aprecie, isso faz com que se observe toda uma história de vida, harmonizada aos elementos dos gestos, dos sons, dos símbolos e das delicadezas do mundo.

A trilha sonora, os letreiros iniciais de vários espetáculos em preto e branco, a época retratada, o traço dos desenhos… de tirar o fôlego! Mas, depois, te dá novos e bons ares.

O ser humano é fantástico quando cumpre o que se propõe a fazer; Mais ainda quando faz aquilo que deseja profundamente e continua a viver laboriosamente.

Acredito que esse filme toca a todos de alguma forma. Eu gostei demais!

Recomendo que assistam, com os olhos bem abertos, e com aquela sensação de sonho acontecendo na sua frente, assim como um truque de mágica.

J.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s