Temos uma grandiosa visita – Baleias Francas

Estive na Praia do Rosa e presenciei um espetáculo realizado pelas baleias francas. Durante o inverno, elas saem do frio rigoroso da Antártica para visitar as águas mais amenas do Hemisfério Sul, para reprodução e amamentação de seu filhotes. O parto acontece entre junho e setembro. Em novembro elas retornam para casa com seus “pequenos”.

A baleia franca é a segunda baleia mais ameaçada de extinção do planeta. Acredita-se que hoje existam apenas cerca de 7.000 indivíduos. Há um projeto chamado Projeto Baleia Franca (www.projetobaleiafranca.org.br), dedicado à proteção dessa espécie.
A cada ano, mais baleias são observadas no litoral Catarinense, especialmente nos municípios de Garopaba e Imbituba. Responsabilidade grande.

Entre os cetáceos, a baleia franca é a espécie que mais se aproxima do litoral. Medem cerca de 17 m de comprimento e chegam a pesar 60 toneladas, enquanto seus filhotes já nascem com 5 m e pesando de 1 a 4 toneladas. Eles crescem rápido, nas primeiras semanas de vida ganham 50 kg e 3 cm por dia. Esse desenvolvimento se dá, porque ao final da temporada em águas brasileiras, eles precisam suportar a viagem de volta a Antártica. A natureza é perfeita.

São animais lentos, 12 km/h, e sequer se alimentam aqui, vivem das reservas de gorduras acumuladas nos meses de verão lá (!). Dá até para observar o quão dóceis são os seus filhotes, se exibem em saltos, viram de barriga para cima e pulam em volta da mãe.

Nessa última fotografia, se observar o seu comportamento, dá para ver o famoso borrifo em forma de “V”.
Está em tempo de visitá-las!

Julia

Anúncios

Um comentário sobre “Temos uma grandiosa visita – Baleias Francas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s