Saíra-preciosa

Saíra-preciosa

Essa está entre as aves mais surpreendentes que já vi.
Em Julho do ano passado tive o prazer de visitar a cidade de Urubici –SC. Se eu soubesse antes da sua graça, não teria demorado tanto para ir. Foram poucos dias, mas uma experiência incrível. A natureza, a hospitalidade, as cenas…

Logo na chegada observei que havia uma diversidade de pássaros diferentes dos que estava habituada a ver. No primeiro passeio, entre uma revoada e outra, avistei essa saíra-preciosa. Estava só. Sua plumagem – ora cor dos galhos, ora cor dos frutos – a camuflava, mas tanta beleza não passa assim despercebida.
Seu nome cientifico é Tangara preciosa (Cabanis, 1850). Media cerca de 15cm. Era adulta e fêmea, porque os machos são ainda mais coloridos.
Em geral, os machos são sempre mais “chamativos” que as fêmeas. Não por acaso, as fêmeas não devem atrair atenção para o ninho. Logo, os filhotes também são semelhantes a mãe.
É interessante como a natureza se revela perfeita. Cada aprendizado que chega até mim, é como um sopro a mais de vida.

Com afeto,
Julia.

Anúncios

4 comentários sobre “Saíra-preciosa

  1. Amei Ju… pelo jeito a paixão pelos pássaros é de família.
    Na semana passada, estava olhando pela janela da academia e vi um pássaro muito lindo e grande, percebi que ele fazia um esforço enorme para subir ao alto de uma árvore bem vistosa. Pensei comigo: até os pássaros precisam se esforçar para voar alto… tem gente que só quer subir… sem ao menos mover os braços.

  2. Olha, observando bem esta foto e comparando com outros registros da saíra preciosa, estou convencido de que esta nossa femeazinha em foco estava grávida, prestes a botar seus ovinhos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s